São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
Exemplo de Rochas Sedimentares:
As rochas metamórficas são um dos tipos de rochas que surgem a partir da transformação das rochas sedimentares ou magmáticas. Elas são formadas por processos físico-químicos que ocorrem pela ação de diversos fatores relacionados com a umidade, a temperatura e a pressão no interior da Terra.
Exemplo de Rochas Metamórficas:
De que são formados os tipos de Rochas?
Sedimentares:
Metamórficas:
Formação das Rochas:
A diferença entre Minério e Mineral:
Minério: Minério é toda rocha constituída de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, que podem ser aproveitados economicamente. Esses minerais valiosos, aproveitáveis como bens úteis, são chamados de minerais-minério.
Mineral: Os minerais são sólidos homogêneos que se formam na natureza em processos inorgânicos e podem ser classificados em minerais metálicos e minerais não metálicos. Minerais são estruturas sólidas e ordenadas formadas por processos naturais inorgânicos.
Fósseis
Os fósseis são formados por restos de matérias orgânicas, como vegetais e animais, que ficam conservados ao longo dos anos, especialmente nas chamadas rochas sedimentares. Os fósseis são importantes para entender a evolução da vida no planeta.
Tipos de Fossilização:
Permineralização: é um processo pelo qual depósitos minerais formam moldes internos de organismos. Transportados pela água, estes minerais preenchem os espaços no interior do tecido orgânico. Exemplo: quando ocorre de substâncias minerais serem depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos.
Substituíção: é quando a substância original é substituída por outra. Os vestígios, assim como os restos, apresentam diversas formas de preservação. Os moldes constituem impressões de um organismo. Exemplo: animais com concha podem ficar soterrados e, após um período, ocorre a dissolução da concha.
Recristalização: é um processo que um material inicialmente solidificado e cristalino ;e redissolvido e recristalizado, resultando em cristais do tamanho, forma, pureza e rendimento desejados como produto final. Exemplo: água é excelente para a recristalização do ácido benzóico.
Carbônificação: ocorre quando há perda de substâncias voláteis ( oxigênio, hidrogênio e nitrogênio principalmente), restando uma película de carbono. Exemplo: por meio da degradação térmica da madeira na ausência ou presença controlada do ar.
Incrustação: ocorre em virtude da precipitação de compostos químicos tanto inorgânicos (como minerais) quanto orgânicos, que se acumulavam com o tempo nas paredes da tubulação. Exemplo: ocorre em animais que morreram no interior de cavernas.
Concreção: são materiais rochosos, dimensões centrimétricas, de forma esférica arredondada irregular, resultando de precipitações contínuas a partir de um núcleo inicial. Exemplo: são aquelas bolas, bolinhas, etc. que estão presentes em muitos locais, associados a camadas de rochas.
Etapas da Fossilização
Recursos Minerais e NaturaisMinerais: Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais. Os recursos minerais podem ser: Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.
Naturais: Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas. Alguns dos recursos naturais que podemos citar são o solo, a água, o oxigênio, a energia solar, as florestas e os animais.
Decomposição do Solo
Horizontes do Solo
Arenoso: Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).
Argiloso: O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil.
Orgânico: Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
Mineral ou Calcário: Solo calcário é um tipo de solo que contém alta concentração de carbonato de cálcio. É classificado como um solo mineral cuja formação é influenciada pelas condições climáticas. Esses solos são conhecidos como calcisolos e caracterizam-se pelo acúmulo secundário de carbonatos e alto teor de silte.
Problemas na Conservação do Solo
Erosão: a erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.
Queimada: as queimadas são fenômenos naturais que podem surgir em áreas secas de clima árido e semiárido, que contenham vegetação. Com a ajuda do vento e da baixa umidade, fagulhas podem surgir de forma natural causando incêndios que, em alguns casos, podem chegar a proporções enormes.
Agrotóxicos: são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vegetores de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano.
Comentários
Postar um comentário